Patricia Romano

Patricia é bailarina, coreógrafa e professora de danças com especialização em Danças Clássicas Indianas. Formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dancing of London em 1982 é considerada, há quase 20 anos, um dos maiores expoentes da Dança Indiana no Brasil assim como no exterior. Após ter se tornado discípula da renomada mestra indiana Shrimathi Kalamandalam Sumathi, passou a dedicar-se total e exclusivamente à arte e cultura Indianas.

 

Em 1996, sob orientação de sua Guru (Mestra) iniciou a primeira filial da Natyalaya School of Classical Dances no ocidente, na cidade de São Paulo, Brasil. Patricia é especializada em três estilos de Danças Clássicas do Sul da Índia (Bharathanatyam, Mohiniyattam e Kuchipudi) estilos nos quais foi precursora no Brasil.

 

Considerada um expoente desta arte no Brasil, em 1998 Patricia foi homenageada pelo Consulado Geral da Índia no aniversário de 51 anos de Independência com uma placa “por seu talento e contribuição em divulgar a cultura indiana no Brasil”. Em 1999 criou um novo estilo dentro da dança indiana, estilo este que foi batizado em 2001 pela Consulesa da Índia no Brasil na época, Mrs. Shyella Bhojwani como “Masala Dance”. A palavra “masala” que dizer literalmente “mistura” e é a palavra usada na Índia para descrever a “mistura de temperos” usada na culinária. A dança é composta das técnicas da Dança Clássica Indiana (utilizando varios estilos como o Bharathantyam, o Mohinyattam, o Kuchipudi, o Odissi e o Kathak), mas combinados com a moderna música Hindi do cinema indiano. O estilo, apesar de moderno foi reconhecido por sua própria Guru de dança, Shrimathi Kalamandalam Sumathi como “clássico” pois suas raízes técnicas são profundas dentro dos Natya Shastras.

 

Em 2005 recebeu a “Comenda Swami Vivekananda” dos Consulados A.H. da Índia de Minas Gerais e Rio de Janeiro das mãos de Swami Nirmalatmananda da Ordem Ramakrishna Vedanta“ por suas 

demonstrações inequívocas no que se refere à fomentação das relações comerciais e culturais entre o Brasil e a Índia, e ao distinto esforço de apoio à comunidade via ações sociais e humanitárias”. No mesmo ano trouxe em primeira mão para o Brasil a dança moderna dos famosos musicais do cinema indiano conhecido como Bollywood. Juntamente com a bailarina Fernanda Nunes, do Grupo Bollywood Grooves de Londres, formando o grupo Bollywood Brazil, atualmente dirigido por sua filha, Iara Ananda Romano.

 

Em 2006 morou na Turquia onde lecionou, além de fazer apresentações a convite do Consulado da Índia naquele país. Em 2008, com sua mudança de residência para a África, iniciou mais uma filial da Natyalaya School of Classical Dances no exterior com alunas indianas, ocasião em que passou a direção da Natyalaya Brasileira para sua filha Iara Ananda Romano.

Agora de volta ao Brasil, Patricia ministra workshops e dá aulas particulares.

© 2018 by dancaindiana All rights reserved                                                                                                                                                                 São Paulo| Brasil |dancaindiana@gmail.com          

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • w-youtube
  • Vimeo - White Circle