É um dos sete estilos clássicos de dança da Índia. Possui em seus movimentos uma qualidade escultural que é rara nos estilos de dança do Ocidente. O harmonioso rítmo interno encontrado no tribhanga (tripla flexão), conceito hindu de iconografia, empresta aos movimentos e posturas esculturais do estilo, aquilo que é a sua característica principal: o sentido de fluidez e lirismo, evocando beleza, charme e graciosidade.
O Odissi combina inúmeras dimensões artísticas, entre elas: a habilidade dos oradores, o talento dos atores, o senso criativo dos poetas e a excelência dos dançarinos. O poder evocativo dos poemas e a vivacidade da mímica estão inseridos no ensino deste estilo de dança. Repercutem o conhecimento metafísico e a vívida percepção dos símbolos, exaltando o lirismo da emoção e do sentimento, oferecendo uma única e insubstituível visão de pura beleza.
A dança Odissi é bastante conectada à terra, busca descrever o ponto de equilíbrio perfeito ao longo do mediano vertical. Os movimentos emergem desse equilíbrio e retornam a ele para encontrar a pose perfeita que permitirá um sentido de atemporalidade. Possui em seus movimentos uma qualidade escultural que é rara nos estilos de dança do Ocidente.
O harmonioso rítmo interno encontrado no tribhanga, conceito hindu de iconografia, empresta aos movimentos e posturas esculturais da dança Odissi, aquilo que é a sua característica principal: o sentido de fluidez e lirismo, evocando beleza, charme e graciosidade.
O estilo Odissi combina inúmeras dimensões artísticas, entre elas: a habilidade dos oradores, o talento dos atores, o senso criativo dos poetas e a excelência dos atores – dançarinos. O poder evocativo dos poemas e a vivacidade da mímica estão inseridos no ensino deste estilo de dança. Repercutem o conhecimento metafísico e a vívida percepção dos símbolos, exaltando o lirismo da emoção e do sentimento, oferecendo uma única e insubstituível visão de pura beleza.
Fonte: Padmaa Arte e Cultura
Bailarina: Silvana Duarte
Foto: Ana Falcão
Odissi
