O MOHINIYATTAM é originário do estado de Kerala, no Sul da Índia,  e não há como determinar a data de sua origem historicamente, apesar de serem encontradas muitas referências dessa forma de dança esculpidas nas paredes dos Templos. Contudo, no século XVI, tendo o Príncipe de Travancore, Maharaja Swati Thirunal, como patrono, este estilo de dança foi altamente encorajado.

O nome MOHINI, vem de uma das formas do Deus Vishnu que, encarnado como a mais encantadora das mulheres, encantou os demônios em uma luta travada entre eles e os Deuses para conseguir Amrit (o néctar da Vida). Na década de 30 no século XX, com a criação da Kerala Kalamandalam Academy, pelo poeta Mahakavi Vallatol Narayana Menon o Mohiniyattam finalmente ganhou força e respeito. É dito que o Mohiniyattam é a única forma de dança que preservou fielmente a origem das dançarinas devadasis pois nunca foi dançado por homens. O sistema Devadasi em Kerala, cuja dança era conhecida como Dasiyattam, vigorou até aproximadamente o século XX.

Esse estilo é conhecido como “a dança do encantamento” pois dentre todas as danças clássicas indianas é a que mais usa o “lasya” que é o elemento “graciosidade” tão especificado por Bharata Muni no Natya Shastra.

Enquanto Kathakali (outra forma de dança clássica indiana também originária do estado de Kerala) é tradicionalmente dançado apenas por homens, Mohiniyattam é dançado apenas por mulheres.

Seus movimentos lembram as ondas do mar arábico e o movimento dos coqueiros de Kerala conferindo extrema graciosidade, fluidez e delicadeza à dança. 

A graciosidade dos movimentos é complementada pelo austero saree branco com a borda dourada, típico de Kerala.

A música utilizada é o estilo Sopana dentro da música Carnática e os instrumentos são a Chenda, o Maddalam e o Edakka como percussão, a Veena como instrumento melódico e a Tambura para acompanhar o vocal. O Kuzhi Talam é usado para a marcação rítmica.

 

Bailarina: Patricia Romano

 

Mohiniyattam

 

© 2018 by dancaindiana All rights reserved                                                                                                                                                                 São Paulo| Brasil |dancaindiana@gmail.com          

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • w-youtube
  • Vimeo - White Circle